Os portugueses têm tão má auto-imagem de si mesmos que qualquer sugestão do mesmo serve como prova. E vende.

Veja-se esta notícia do público: Inquérito feito em 33 países prova que portugueses têm mesmo uma auto-estima muito baixa. Um simples inquérito prova? É verdade que já estamos antecipadamente convencidos da nossa baixa auto estima, mas não, o inquérito não a prova, pelo menos sem que se saiba a forma como foi elaborado o inquérito. Quando muito será mais uma achega.

O subtítulo da notícia dá uma pista: “Portugal está em quarto, a contar do fim, no que toca à confiança e ao orgulho no próprio país“. Estamos a falar de auto-estima ou de orgulho nacional?
Fiquei curioso, até porque baixa auto-estima pessoal é algo que eu acredito os portugueses partilham com os finlandeses. Fui ao Economist e não é que o título do artigo é
National Pride?

Ou seja, segundo este estudo não é nada claro que os portugueses tenham “mesmo uma auto-estima muito baixa” – o estudo reporta-se ao orgulho nacional. Curiosamente os finlandeses encontram-se no topo da tabela, o que não surpreende o seu imenso orgulho nacional (o que associado a uma baixa auto-estima é uma mistura muito pouco recomendável.)

Auto Estima Portugal
Auto Estima de Portugal, Finlândia e 30 outros países

3 thoughts on “Auto-estima ou orgulho nacional?

  1. O Público tornou-se um pasquim miserável, e esta é mais uma prova. Enfim… desde traduçöes à martelada de artigos estrangeiros (onde abundam, entre outros, os “tributos” e os “expertos”, e mais que até se me esfria a espinha), até isto, que é uma deturpaçäo torpe da verdadeira notícia.

    Até me surpreende é que a Finländia näo esteja ainda mais à frente. A sério! Qualquer merda que seja nacional estes gajos idolatram, seja a bosta do café ácido, à bosta das laranjadas com 1% de sumo, à bosta da “cerveja” morta a saber a mijo, enfim…

    Depois é interessante ver que os japoneses näo se orgulham no seu próspero país… pois é, a crise deles dura desde há muito, é só pobreza por lá… 😈

    Reply
  2. Deixa lá que não está muito atrás dos cangurus – os gajos estão para lá isolados do mundo e julgam-se os maiores, e praticamente empatados com os canadianos.

    Estes estudos não sáo para levar muito a sério, servem sobretudo para promover quem os faz 🙂

    Reply
  3. Desculpa, mas pelo menos a cerveja australiana é “bebível”! :mrgreen:

    E quanto aos canadianos… bem, se eu tivesse como vizinhos os EUA*, também me sentiria muito orgulhoso do meu país… 😈

    * que só fazem é cagada a nível mundial, matam-se uns aos outros por dá cá aquela palha, e nem um sistema de saúde decente conseguem arranjar

    Reply

Leave a reply

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

required