Não, não é o clima. Tão pouco o temperamento. Nem sequer a educação ou nível de vida.

O que realmente demonstra a diferença entre um português de um finlandês é (são)…

Os valores dos povos. E nada melhor para exemplificar a diferença do que duas greves distintas na aviação durante este mês de Maio.

Trabalhadores da TAP protestam contra greve dos pilotos

Em Portugal trabalhadores da TAP protestam para lamber o ra contra a greve dos pilotos.

Greve de simpatia Finnair

Enquanto isso, na Finlândia, os trabalhadores fazem “greve de simpatia” para defender os direitos de outros trabalhadores afectos ao sector.

2 thoughts on “O que realmente distingue os Portugueses dos Finlandeses

  1. Não concordo com a vossa explicação. A diferença entre os dois povos é de fato cultural, mas não se avalia pela postura face a uma greve, ainda por cima de pilotos da TAP. Para se compreender a diferença tem que se conhecer minimamente os dois povos. Conheço razoavelmente o português e já estive duas vezes na Finlândia. O tempo de estadia, no conjunto das duas visitas, não ultrapassou 25 dias. Mas, contudo, permitiu-me perceber que a nós, os portugueses, falta muita humildade, somos demasiados presunçosos e, por isso estragamos tudo de bom que temos. Dizer mal dos Finlandeses é fácil, mas ser como eles é que é difícil. Isso é que constitui , realmente, a diferença.

    Reply
    • A greve é uma ilustração das diferenças culturais e de todo um contexto social. Quando se conhece bem as duas culturas percebe-se porque uma manifestação contra uma greve seria impensável na Finlândia, pela parte de outros trabalhadores.

      Reply

Leave a reply

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

required