Há dias descobri que existem em Portugal pessoas que não só se incomodam coms os pipis nos balneários dos ginásios como não se importam de o afirmar publicamente. Devem os amigos da autora consigam esconder a vontade de rir ao ouvi-la queixar-se.
Ou talvez eu viva já num mundo à parte. Ir para a sauna nu é a única forma de fazer sauna que eu e 5 milhões de finlandeses conhecemos. E quem quiser nadar nu pode fazê-lo numa das piscinas mais emblemáticas de Helsínquia – naturalmente em dias alternados para homens e mulheres.

Piscina de yrjökadun helsinquia

Aparentemente, existia até há pouco um problema de higiene na piscina – há muitas “mulheres porcas” a sujar a água da piscina. Quando li algures no artigo no HS há uns meses, “dirly ladies” não me pareceu muito mal… Os locais apontam o dedo às visitantes do leste e à falta de informação em russo.

Não sei se isso faz de mim um provinciano urbano mas eu tenho uma queixa: incomoda-me que a limpeza nos balneários masculinos seja feita por mulheres. Normalmente são mulheres mais velhas que o fazem, mas ocasionalmente tenho notado jovens, algumas das quais bastante atraentes. Calculo que alguns homens possam não se sentir muito confortáveis com a presença, ainda que discreta, destas funcionárias. Mas não me compete falar por ele. O que a mim me incomoda, conhecendo-me, é saber que posso um dia levar as mãos aos quadris, puxar os ombros para trás e piscar o olho à miúda de forma completamente irreflectida, antes de perceber que estou sem roupa… Não estou a exagerar, não me agrada nada a ideia de colocar uma miúda de 16 ou 17 anos naquela posição.

Voltando à sauna, não levei recentemente qualquer visitante tuga à sauna, pelo que não tenho testemunho em primeira mão, mas sei que muitos emigrantes, particularmente da América do Norte, gostam de levar os seus patrícios à sauna. Dá para uma boa gargalhada vê-los sair ao fim de 2 minutos: “Ir para a sauna sem roupa? Estás a gozar?”

Leave a reply

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

required