Pilares de luz em Oulu A Finlândia é conhecida como a terra do Pai Natal, pela neve, sauna, tecnologia e educação. O que talvez não saibam é que neste país existem alguns dos melhores locais para ver Auroras Polares.

Como explica o Wiki, a aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.1 Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal.

Neste hemisfério decorrem sobretudo entre Outubro e Março. São bastante imprevisíveis, pelo que apanhá-las será uma questão de sorte.

Em 13 anos na Finlândia, só por uma vez via uma Aurora: viajava num autocarro de Lahti para Helsínquia e só me apercebi quando mo explicaram. O resto só em fotografias como estas:

Aurora borealis

Ou em vídeos como este:

Para mais informação: Doze off under the Northern Lights – VisitFinland.com (artigos e vídeos no final da página.)

One thought on “As luzes do Norte

Leave a reply

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

required