Os brasileiros, e alguns portugueses até, andam excitados com o último episódio South Park que, entre outros líderes do mundo, mostra Lula no seu gabinete no Palácio do Planalto. Não terão notado que Lula não foi tido nem achado quando se tratou de aniquilar a nação que ameaçava estragar o arranjinho.

Para perceber a história terão de ver o episódio completo, aqui fica o breve clip em que a Finlândia é apagada do mapa:

Continue reading

Paku ovelle Nos idos de 2005 aluguei, pela primeira vez, uma carrinha a uma empresa que se apresentava com um conceito revolucionário.

Ao tempo levavam e buscavam a carrinha (só havia uma carrinha) a uma qualquer morada da urbe de Helsínquia e, ao contrário de quase toda a concorrência permitiam o aluguer por 2, 3 ou 4 horas por uma soma irrisória – em comparação. 35 Euros por duas horas ou 45 por quatro eram uma pechincha para quem não precisava de mais e não estava na disposição de pagar 90, 100 ou 130 na concorrência.

Apenas uma gasolineira disponha de uma oferta comparável, oferecendo carrinhas por 6 ou 7 horas por alguns euros mais (60 ou 70) e em horários fixos. O novo concorrente revolucionou o mercado: permitia aos clientes escolher o local, a hora e o período de tempo. Com o tempo o aluguer de uma carrinha para mudança de casa, para levar aquela mesa, sofá ou cama passou a ser um acto corriqueiro e a empresa foi crescendo lentamente.

Também nos custos a empresa inovou. Sem instalações físicas a empresa cortou nos custos e usou a rua como estacionamento. Ainda hoje parte das carrinhas estão estacionadas junto do estádio olímpico, estando outras nos parques de lojas com as quais a empresa estabeleceu acordos.

Continue reading

Portugal tem no Douro Vinhateiro paisagem classificada como Património Mundial pela UNESCO. A Linha do Tua (que já foi até Brangança) seguia por essa paisagem ímpar, permitindo que os turistas a disfrutassem e, claro, trazendo riqueza para o País. A principal vantagem do comboio é que vai mesmo junto ao rio, e näo é necessário o condutor estar super-concentrado em manter o carro nos caminhos miseráveis daquelas fráguas. Toda a família pode gozar de uma das zonas mais bonitas do Mundo.

Linha do Tua
Aspecto da Linha do Tua

E o que faz o Governo?
Planeia uma barragem que vai submergir *pelo menos* 14 km dessa linha. Fantástico.
Ah pois… a Linha do Tua encontra-se encerrada por “motivos de segurança”, visto nela acontecerem volta e meia acidentes mortais, que se descobre célere causados por falta de manutençäo da linha. Em Portugal diz-se que as coisas só acontecem quando morre alguém. No caso da Linha do Tua, nem isso. Em Portugal deixam-se as coisas ao abandono, no caso dos comboios pöem-se horários estúpidos, e depois justificam o encerramento (ou entäo, claro, privatizar) com a falta de clientes. Mas isso é em tudo.
Nota: em 1942 ia-se de comboio em 2,5 horas da Régua a Bragança; quando fecharam a linha n’ “A Noite do Roubo” em 1992 o mesmo percurso fazia-se em… 5-horas-5!

Depois temos aquelas Reservas Agrícolas, que poderiam ser dinamizadas como com o Monte Selvagem (Coruche), mas o que se faz por lá? É Freeports e aeroportos, quando a Portela ainda vai servindo e näo há cheta para nada.

A Finländia tem… pois… a Lapónia. Vai para lá gente de todo o mundo. Quanto mais näo fosse, as inúmeras casas do Pai Natal têm mais movimento que todo o Norte de Portugal. Para lá disso, maneiras que… árvores e lagos. E por trás do sol posto decidem montar uma uma instäncia de 5 estrelas ou um Ideapark (onde até pensam erguer uma réplica do Titanic). Acaba por näo lá ir ninguém, mas pelo menos tentam valorizar o que (näo) têm.

É caso para dizer: dá Deus nozes (o Douro Vinhateiro) a quem näo tem dentes (os tugas).