Na LusoFin estamos a criar uma tradição: o pessoal que vive na capital encontra-se regularmente para uma bejeca (ou café) e conviver.

Encontro comunidade portuguesa Finlandia - helsinquia A ideia é juntar o pessoal regularmente, sem necessidade de grandes planos ou preparações.

[NOTA: Se deseja receber informação sobre os próximos futuros convívios directamente no seu email veja aqui.]

De momento os eventos decorrem a cada 2 semanas (nas semanas pares, se usam um calendário finlandês). Com tempo esperamos fazer ocasionalmente algumas coisas mais elaboradas do que juntar as pessoas num Pub ou Café. Se tem ideias pode partilhá-las aqui ou neste tópico do fórum.

Estamos a praticar, aquilo que o Tiago chama de a lei do menor esforço, ou o KISS, para quem prefere um acrónimo. Quer isto dizer que o anfitrião apenas tem de designar a data e local, criar um tópico no fórum (também se recomenda criar um evento no Fbook) e aparecer a horas. No final do encontro o anfitrião escolhe um sucessor. É isto!

Se desejam preparar algo mais elaborado, obviamente que o podem fazer, mas convêm manter as expectativas bastante modestas.

Poderão seguir os próximos convívios no nosso fórum dos encontros ou através do Facebook.

A LusoFin está a mudar. Algumas das mudanças são já visíveis (um novo banner lá em cima e uma página social), outras só notarão ao utilizar o fórum – os emails de notificação, um servidor mais resistente, menos erros.

Tuga Ronaldo Finlandes

O banner, bem como muitas das mudanças no fórum e no blog, é trabalho do Bruno Amaro. Para mais, ele também ofereceu Alojamento Web. Sai uma cerveja virtual para o Bruno – e se pensam que é barata, é porque não frequentam os bares na Finlândia. Isso também significa menos publicidade no blog e no fórum.

Há ainda bastante trabalho para fazer, sobretudo nas páginas estáticas do blog (continue a ler)

No início do mês criei uma conta no Facebook para a LusoFin. A conta destina-se aos membros que preferem ser informados por esta via das mensagens novas no fórum e no blog.

Já existia um portal e os membros do fórum podem receber as mensagens do fórum num email diário ou através do fluxo rss (instruções para os membros registados no fórum.)


comunidade lusofin no facebook

Já existia no FB um grupo Lusofin mas não existe forma de colocar a informação a fluir automaticamente no grupo. Experimentei criar uma página mas a solução que encontrei não me agradou (a aplicação Notas).
O perfil no FB
é actualizado automaticamente a cada novo comentário no fórum ou post no blog através da nossa conta no Twitter, que por sua vez é actualizada via feed/feebburner.

O objectivo do perfil, tal como do email e do feed, é levar a informação até aos membros e criar condições para que interajam activamente no nosso fórum. O futuro passa por criar condições para que os membros tenham uma presença mais activa no fórum.

Ps: Logo à noite decorre o habitual convívio da comunidade portuguesa. Se têm lugar façam por estar presentes à hora (19h). Se não fizeram reserva ou não podem participar podem-nos encontrar por Kamppi a partir das 22:30.

Se ainda no repararam h alguns meses introduzi aqui uma extenso que permite a quem comenta receber no email as respostas subsequentes, bastando para isso seleccionar o campo no acto de comentar. Recentemente alterei o plugin de forma a que quem comenta receba as mensagens automaticamente no blog, a no ser que desmarque o campo.
No sou grande f de impr estes servios por predefinio mas este um dos casos que se poder justificar: um blog de comunidade com actualizaes irregulares (por vezes uma entrada por semana) e comentadores regulares. Gostaria de ouvir a vossa opinio sobre o assunto e deixo aqui uma votao. Naturalmente que comentrios sero bem-vindos.

O que pensa do uso da subscrição de comentários por predefinição?
View Results

(Para os autores deste blog interessados em criar as suas votaes, o caminho a seguir, do painel de controlo, : Gerir > Democracy poll – ligao funciona apenas para os membros do blog. A sua chamada no campo de edio faz-se pelo uso do seguinte comando no campo de edio:

{democracy:*id*}

em que *id* dever ser substitudo pelo id da sondagem – neste caso o valor 4.)

Recordo que existe um feed para receber *todos* os comentrios deste blog e que basta acrescentar /feed url de uma dada entrada para poder agregar o mesmo repeitante apenas entrada em questo (exemplo).

ACT: h neste momento tantas pessoas que discordam como as que discordam. Pf, elaborem um pouco mais nos comentrios. A vossa opinio modificar-se-ia se ao fim de 3/4 semanas os comentrios fossem encerrados automaticamente?